Quem Deus é para nós? | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
O maior exemplo
10/01/2021
Missões Globo – Afeganistão
05/02/2021
O maior exemplo
10/01/2021
Missões Globo – Afeganistão
05/02/2021

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Aprender o que a Bíblia diz sobre Jesus aumenta a nossa fé. Com isso, podemos entrar nas batalhas com a certeza de que sairemos vitoriosos. Por outro lado, sem conhecer o que a Palavra fala acerca do que Cristo fez em nosso favor, ficaremos sem ação diante das ameaças do diabo. Precisamos do Senhor para vencer as lutas do dia a dia. Ao Salvador seja a glória!

FORÇA E CÂNTICO – A libertação de Israel do cativeiro egípcio era quase um sonho, porém, já do outro lado do mar Vermelho, ao ver os corpos dos soldados do Egito boiando nas águas, Moisés – o homem usado para libertar os hebreus – compôs um cântico enaltecendo o Todo-Poderoso pelos Seus feitos: O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei (Êx 15.2). Expressaremos o verdadeiro louvor ao Altíssimo, quando aprendermos o que podemos ter dEle e nEle diariamente. Podemos nos alegrar e glorificar o Seu Nome, pois Ele é conosco sempre.

VARÃO DE GUERRA – O SENHOR é varão de guerra; SENHOR é o seu nome (Êx 15.3). Pelo aspecto humano, o anseio de ver Israel liberto jamais se realizaria sem a perda de muitas vidas. Após a vitória sobre o grande exército egípcio, o qual conhecia bem – afinal, fora preparado para ser governante daquele reino, sendo chamado de filho da filha de Faraó –, Moisés definiu o Senhor como Varão de Guerra. Em uma só ação, acabou com os mais poderosos oponentes daqueles dias. Não devemos temer as mentiras do diabo, porque Deus prometeu ir conosco até o fim. Nós também temos de proceder do mesmo modo (Dn 12.13). 

NOSSA BANDEIRA – Os amalequitas eram descendentes de Esaú; portanto, primos dos israelitas. Ao saberem que os filhos de Jacó partiram para assumir os reinos de Canaã, os quais nada tinham a ver com suas terras, surpreenderam os israelitas por trás e lhes causaram enorme prejuízo. Então, Moisés ordenou que Josué pegasse alguns homens e os enfrentasse, enquanto subia o monte para orar (Êx 17.8-14). Após a vitória, chamou o Senhor como sua Bandeira: E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome: O SENHOR é minha bandeira (v. 15). Devemos dizer o mesmo, se crermos!

LONGÂNIMO E CHEIO DE BENEFICÊNCIA – O SENHOR é longânimo e grande em beneficência, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração (Nm 14.18). Essas palavras foram usadas para se referir a Deus, quando Ele revelou que destruiria os israelitas que queriam voltar ao Egito, pelo fato de crerem na mensagem negativa dos dez espias. É melhor confiar no Onipotente!

FOGO QUE CONSOME – Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso (Dt 4.24). O Altíssimo preparou Israel, dando essa definição sobre Si mesmo, a qual serve para aqueles que O amam. Afinal, quem conseguirá enfrentá-Lo? Ele consumirá os inimigos que ousarem Lhe fazer frente. Os demônios se apavoram só em pensar no momento de enfrentar o Senhor: Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem (Tg 2.19). Jesus foi sozinho ao Inferno para despojar Satanás e seus demônios da autoridade que haviam tomado do homem (Is 63.3-6).

SÓ O SENHOR É DEUS – Pelo que hoje saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há (Dt 4.39). Essa definição foi dada após sérias advertências de Deus ao povo, a respeito do futuro sombrio que este teria. Mas, no final, depois de se renderem a Jesus como Salvador, os remanescentes serão salvos (Is 1.9; Rm 9.27). O segredo para a vitória é o seguinte: Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7). Precisa de ajuda? Clame (Jr 33.3)!

HERANÇA DE LEVI – Pelo que Levi, com seus irmãos, não tem parte na herança; o SENHOR é a sua herança, como o SENHOR, teu Deus, lhe tem dito (Dt 10.9). A tribo de Levi não teria herança por ser a tribo sacerdotal, mas Deus seria a herança deles. Ele ainda é a nossa herança! Esta é a posição dos salvos diante do Pai celestial: E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados (Rm 8.17).

O SENHOR É COM ELE – Os servos de Saul foram orientados a procurar alguém que soubesse tocar bem uma harpa; assim, o rei ficaria livre do demônio que o atormentava. Logo, eles se lembraram de Davi e dos predicados atribuídos ao filho de Jessé, que, apesar de jovem, era o que o rei precisava para se libertar daquela opressão. A resposta veio de um dos rapazes: Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele (1 Sm 16.18). Essa última qualidade deu aprovação a Davi: o Senhor é com ele!

A PROVA DE ELIAS – Vendo Samaria adorando Baal e Aserá, Elias sentiu que tinha de mostrar quem é Deus. Ninguém havia feito nada igual. Os 450 profetas de Baal e os 400 dos postes-ídolos lutaram desde a manhã até o meio-dia, ferindo-se com facas e lancetas, para que Baal descesse e consumisse o holocausto dedicado a ele. No entanto, tal entidade nada fez, porque não era deus. Elias assumiu seu lugar de profeta, reparou o altar do Deus verdadeiro e colocou a lenha e o bezerro já preparado para ser oferecido ao Senhor. Para não haver dúvidas, jogou muita água sobre o holocausto e a lenha, até correr um rio ao redor do altar. Ele queria tudo encharcado; assim, não haveria dúvida. Então, aproximou-se e clamou ao Todo-Poderoso, que desceu com fogo e consumiu tudo (1 Rs 18.19-39). O povo começou a dizer: Só o SENHOR é Deus! Aleluia! 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.