Os dez mandamentos
30/06/2020Missões Globo – Índia
04/07/2020COMPARTILHE
No deserto, a investida sofrida por Jesus veio diretamente do próprio chefe do Inferno. Porém, o Senhor nos mostrou qual deve ser a nossa resposta diante de situações semelhantes para sairmos vencedores. Mas veja: não há a menor hipótese de sermos tentados como Ele foi, porque as nossas tentações são humanas.
1) CONDUZIDO PELO ESPÍRITO SANTO: Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1). Cristo não procurou estar nessa situação, mas foi conduzido a tal. Certamente, depois de nos ensinar a nos mantermos firmes na fé, Ele nos levará a enfrentar as dificuldades. Sendo Mestre por excelência, Jesus quer nos dar a premiação máxima pelo fato de não cairmos na lábia do maligno.
2) JESUS SENTIU FOME: E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome (v. 2). Isso demonstra que Ele não veio como Deus, e sim como homem, porém sem pecado. A Sua trajetória impoluta mostra que podemos viver sem os erros comuns às pessoas. Assim diz a Bíblia: Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra (Sl 119.9).
3) A PRIMEIRA TENTAÇÃO: E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães (v. 3). Após jejuar durante 40 dias e 40 noites, em consagração a Deus, Jesus recebeu a “visita” do diabo. Para o Salvador, aquele era um período de preparação para o ministério que desempenharia na Terra, a razão da Sua vinda ao mundo. Após estar na presença do Pai com orações, louvores e comunhão, Satanás procurou tirá-Lo do Seu propósito, mas não conseguiu.
4) A PERFEITA RESPOSTA: Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (v. 4). Jesus deu à Palavra de Deus o verdadeiro lugar em Sua vida, mostrando que tinha intimidade com ela, por isso resistiu às ofertas do rei das trevas.
5) NO PINÁCULO DO TEMPLO: Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo (v. 5). Não sabemos como se deu esse transporte – se foi só na alma, no corpo ou no espírito. A verdade é que o Mestre esteve no pináculo do templo. Não importa aonde você vá debaixo da tentação que sofre; esteja ligado ao Senhor pelas Escrituras sem se desviar dela nem por um segundo.
6) O DIABO CITA A PALAVRA: E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra (v. 6). O diabo não é onisciente nem compreende as Escrituras, só a conhece. Ele as cita sem entender o que o Altíssimo revela, porque não tem a unção para compreender tais mistérios. Portanto, sempre se lembre da instrução dada por Deus em Sua Palavra.
7) A PALAVRA CERTA: Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus (v. 7). Satanás tentou confundir Jesus, citando literalmente o versículo 12 do Salmo 91, mas não obteve sucesso. O inimigo se esqueceu, ou não sabia, de que nenhuma declaração de Deus se choca com outra, e sim a completa. Se Cristo não fosse instruído na Palavra, poderia ter vacilado e tomado a decisão errada, tentando o Pai. Com os salvos pode ocorrer algo parecido. No entanto, se o filho de Deus estiver arraigado às Escrituras, jamais tropeçará.
8) NO MONTE MUITO ALTO: Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles (v. 8). De novo, não é possível dizer se tal translado foi físico, porque não há um monte de onde seja possível contemplar todos os reinos do mundo e a glória deles. Como sabemos, a Terra é redonda, e jamais alguém terá a visão de toda a sua extensão. A tentação deve ter sido a maior que Jesus havia provado; porém, firmado na Palavra, percebeu a manha do diabo e não discutiu com o mentiroso. Ora, como o maligno podia dar aquilo do qual não tinha direito? Ele tinha enganado Adão e, por isso, tomou a direção do mundo. Mas, hoje, isso é coisa do passado. Cristo o despojou do poder que roubara do ser humano.
9) A PETULANTE PROPOSTA: E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares (v. 9). Infelizmente, por bem menos, alguns salvos se desligam de Deus e colocam-se a caminho da perdição eterna, aceitando a proposta do demônio. Como um enviado do diabo pode dar o que não tem? Jesus o definiu como mentiroso e pai da mentira. Quem tiver juízo deve ficar longe das suas ofertas: Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44).
10) A RESPOSTA FINAL: Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás (v. 10). Essa foi a terceira grande tentação de Cristo, mas Ele foi categórico, ordenando que Satanás se retirasse e dizendo que só temos um Deus. Que fique claro: sempre seremos socorridos nas tentações: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (1 Co 10.13). Portanto, somente Cristo passou pela tentação espiritual.
11) A GRANDE RECOMPENSA: Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram (v. 11). O diabo teve de deixar Jesus assim que lhe foi ordenado. Então, chegaram os anjos de Deus e serviram o Filho de Deus. Quando você passar pelas provas e for aprovado, o inimigo partirá, e o poder divino estará mais firme ao seu redor. Assim, o seu ministério crescerá conforme planejado nos Céus. Quando Jacó cortou os laços com seu sogro, mas os dois se perdoaram, vieram os anjos de Deus: E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou o nome daquele lugar Maanaim (Gn 32.2).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares