Seja paciente! | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Guarde a Palavra
10/07/2021
Missões Globo – Argentina
04/08/2021
Guarde a Palavra
10/07/2021
Missões Globo – Argentina
04/08/2021

Seja paciente!

Wooden hourglass on a laptop computer, Managing time and countdown to deadline concept.

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

A paciência é fruto produzido pelo Espírito Santo em nós; portanto, nenhum cristão pode se dizer incapaz de ser paciente diante de tanta maldade no mundo. Na verdade, temos de examinar as nossas palavras, pois, por elas, somos justificados ou condenados (Mt 12.37). Ora, sabemos que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Jesus falou da maneira certa sobre esse assunto: Na vossa paciência, possuí a vossa alma (Lc 21.19).

O REI PACIENTE – No Salmo 40, Davi escreveu sobre quanto foi bom esperar pacientemente pelo Senhor: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR (Sl 40.1-3). Ele faz o mesmo para quem é paciente.

A DEFESA DE PAULO – A sabedoria, um dom divino, ajudou Paulo a fazer sua defesa perante o rei Agripa, pedindo que o ouvisse com paciência: Tenho-me por venturoso, ó rei Agripa, de que perante ti me haja, hoje, de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus, mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; pelo que te rogo que me ouças com paciência (At 26.2,3). Após ouvi-lo pacientemente, o rei disse que, por pouco, o apóstolo o persuadia a se tornar cristão. Paulo só não foi solto por ter apelado para César (v. 32).

PACIÊNCIA GERA ESPERANÇA – Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança (Rm 15.4). Ao colocar a paciência e a consolação das Escrituras como meios de recebermos a esperança, Deus nos dá a receita do sucesso. Ora, sem esperança, a vida se torna enfadonha. Fica claro que essas duas importantes virtudes também trazem a esperança para nós. Porém, se esta tarda em se cumprir, deixa de nos fazer bem: A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida (Pv 13.12). Jamais podemos perder a paciência, porque ela é fundamental para alcançarmos a promessa: Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa (Hb 10.36). Esse é o alvo da nossa fé!

A CARREIRA DA FÉ – Segundo o autor da epístola aos Hebreus, podemos ser bem-sucedidos na carreira proposta a nós, mas é necessário deixarmos aquilo que nos embaraça, paralisa ou desvia e corrermos sem alvoroço até alcançarmos o que nos foi oferecido: Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta (Hb 12.1).

PERFEITOS E COMPLETOS – Tiago nos exorta a deixarmos a paciência ser perfeita para sermos perfeitos e completos no Evangelho: Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma (Tg 1.4). Segundo o apóstolo, em nada podemos falhar. Depende de cada um de nós buscar a Deus e cumprir com primazia o nosso chamado: evangelizar os perdidos no mundo todo. Assim Jesus declarou: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado (Mc 16.15,16).

DURA RESPONSABILIDADE – Anunciar o Evangelho é a missão de quem nasce de novo e ama o Senhor. Deus sabe o destino horrível que aguarda aqueles que não têm compromisso com Ele – passar a eternidade no lago de fogo e enxofre, de onde ninguém sairá. Tiago compara o evangelizador com o lavrador, dizendo que o semeador da Palavra tem de esperar pelas chuvas do Céu, as quais serão enviadas pelo justo Senhor sobre a terra onde temos lançado a semente: Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia (Tg 5.7).

COMPANHEIRO NA AFLIÇÃO – O apóstolo João se identifica como nosso irmão e companheiro na aflição, no Reino e na paciência do Salvador. Lembremo-nos de que, se Deus quisesse, destruiria o mundo em minutos, e os perdidos iriam logo para o Inferno. A paciência dEle é para que ninguém pereça, por isso Ele não destrói aqueles que nos perseguem, maltratam e desdenham da oferta divina: Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo (Ap 1.9).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.