“Deus faz além do que pedimos”
12/04/2024RS do Fogo lança single pela Graça Music
16/04/2024Era o que Deus falava ao coração do jovem Pedro Vandro, fundador de uma startup de educação, palestrante e professor
Por Amanda Pieranti, do Jornal Show da Fé
COMPARTILHE
O sonho de Pedro Henrique Vandro da Silva, líder de jovens na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) na Praça Seca (RJ), era ser cientista. O rapaz se recorda de que a mãe sempre investiu nos estudos dele: “Ela era a chefe da família, pois nunca morei com meu pai. Sou a prova viva de que a educação transforma pessoas.”
Com muita dedicação, Pedro foi aprovado em uma universidade pública, dando início ao seu projeto de vida profissional. Ainda na faculdade, ganhou uma bolsa de estudos em um laboratório internacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde recebeu a premiação de melhor iniciação científica. No entanto, durante o processo, ele teve de pensar em alternativas para complementar a renda.
Quando desanimava e cogitava abandonar tudo, Pedro orava a Deus. “Estava pensando até em vender balas nas ruas. Mas, em um culto, o pastor pregou sobre Moisés, lembrando que o Senhor usou aquele servo com a capacidade que ele tinha. Naquele momento, senti Deus falando comigo, era como se Ele me perguntasse: O que você sabe fazer? Respondi que sabia estudar, e o Pai me orientou: Então, ensine as pessoas a estudar”.
Determinação
Junto com um amigo, Pedro firmou uma parceria com um colégio para darem aulas particulares. “Foi tanta demanda que não conseguimos atender a todos. Então, convidamos universitários para trabalharem conosco e recebíamos comissão deles.”
Desse modo, sob o direcionamento de Deus, o rapaz começou a prosperar. Na ocasião, ele recebeu uma bolsa da Fiocruz para fazer mestrado. “Ainda estava na dúvida se seguiria a carreira de cientista ou trabalharia com educação, mas resolvi ficar um ano lecionando.”
Trilhando o caminho que o Altíssimo havia lhe apontado, Pedro prosperou ainda mais. “Já havia 15 professores trabalhando com a gente. Eu ganhava mais dando aulas do que se estivesse recebendo a bolsa de mestrado. Mas continuava orando a Deus, que repetia ao meu coração: Siga a orientação que Eu lhe dei”.
Com a chegada da covid-19, em 2020, o negócio quebrou. “Tive a ideia de dar aula para quem realmente precisava e não podia pagar caro pela hora. Para isso, meu amigo e eu participamos de células de acelerações, programas que ONGs ou empresas promovem junto a empreendedores, a fim de construírem soluções com impacto para a sociedade.”
A solução de Pedro foi premiada com sete mil reais, e ele vislumbrava crescer como uma startup de educação. “A ideia era deixar de dar aulas particulares e criar soluções escaláveis para resolver problemas da educação de qualidade, que não é acessível.”
Em uma decisão amigável, ele decidiu continuar com a startup sozinho. “Meu amigo preferiu focar outra área profissional, e eu segui participando de editais para empreendedores na área educacional. Em um deles, orei ao Senhor, e a intercessão da juventude da IIGD me ajudou muito. Consegui captar mais de 46 mil reais. O projeto consistia em capacitar 120 jovens de diferentes periferias a entrar em universidades.”
Assim, nasceu a O3 Educação (@o3.educacao). Hoje, além de estar à frente da startup, o rapaz, que concluiu a graduação de Ciências Biológicas, dá aulas particulares de Biologia e Empreendedorismo, e ministra palestras em grandes empresas, como o Google. “Consigo pagar minhas contas, viajar, e ainda comprei o meu carro. Sou feliz por ter qualidade de vida. Ao olhar para trás, eu jamais imaginaria ser quem sou hoje e alcançar o que tenho. Tudo de que preciso oro, planejo e conquisto. A questão não é o dinheiro em si, pois ele é consequência, e sim o propósito. Com meu testemunho, tenho conseguido impactar jovens nos estudos e na parte espiritual, inspirando-os a conhecer seus objetivos sem se esquecerem do Reino de Deus.”
Pedro Vandro é líder do @jqvpracaseca. A IIGD na Praça Seca fica na Rua Cândido Benício, 2277, e é liderada pelo Pr. Carlos Costa.