Testemunhos de fé e restauração
13/11/2024Curas e maravilhas marcam Campanha de Fé em Belo Horizonte
14/11/2024Copa Graça de Futebol Society chega a sua quarta edição, usando a paixão nacional como ferramenta de evangelização
Por Viviane Castanheira, do Ongrace
COMPARTILHE
Compartilhar o Evangelho é responsabilidade de todo cristão. Para isso, ele deve orar e buscar as oportunidades certas, a fim de transmitir as Boas-Novas com eficiência. Na cidade de Santos, litoral de São Paulo (SP), um grupo da Igreja internacional da Graça de Deus (IIGD) descobriu no futebol uma maneira de conduzir mais pessoas para Cristo. Trata-se da Copa Graça de Futebol Society, um campeonato criado em setembro de 2021 com o intuito de propagar o Nome de Jesus e promover o intercâmbio entre indivíduos de diferentes regiões do estado.
A iniciativa deu tão certo que em 2024 ele chegou a sua quarta edição com a participação de mais de 200 Igrejas de todo o estado paulista. O elenco é formado por obreiros, pastores, membros e convidados, todos amantes do esporte mais popular do país. “Nosso objetivo é usar o futebol para difundir a Palavra de Deus, e o torneio tem atraído muita gente”, conta o coordenador geral do campeonato e líder da IIGD em Mogi das Cruzes, Pr. Nilton Bento.
De acordo com ele, o sucesso da competição se deve ao trabalho sério desenvolvido por cada líder. “As Igrejas mantêm encontros periódicos de diversão, buscando sempre convidar pessoas não cristãs para participar. Nessas ocasiões, elas têm contato com a Palavra, o louvor e a adoração. O futebol é só um instrumento, o maior objetivo é levar pessoas a Cristo e mantê-las firmes na fé”, pontua o pastor.
Pedro Henrique Ferreira Salustiano, 19 anos, atua no time da IIGD em Poá, região metropolitana de São Paulo, e conta que encontrou na equipe o apoio de que precisava em um momento difícil. O clamor dos companheiros o ajudou a alcançar a vitória na família. “Quero agradecer a oração de cada um pela vida do meu irmão Samuel. Hoje, ele está recebendo alta do hospital e encerrando o tratamento contra o câncer. Graças a Deus, sem nenhum resquício do tumor e recuperando-se mais rápido do que o esperado. Um verdadeiro milagre! O Senhor continua sendo o mesmo ontem, hoje e para sempre!”, compartilhou o jovem.
Em Santos, onde tudo começou, existem 21 times e mais de 440 inscritos no torneio regional. A equipe da IIGD Aviação, em Praia Grande, participa da Copa Graça desde a primeira edição. “Nos últimos três anos, não passamos da fase de grupos. No entanto, dessa vez, chegamos às quartas de final, mas perdemos nos pênaltis”, lamenta o Pr. Edmilson Martins, líder da Igreja e técnico do time. “O mais importante é que conseguimos contatos com vários jogadores que não conheciam a IIGD e, agora, já estamos criando um vínculo com eles”, ressalta.
A IIGD Samambaia, também em Praia Grande, conseguiu chegar à final da competição na região de Santos. “Perdemos somente um jogo até a final, mas não conquistamos o título”, conta o Pr. Fernando Antônio Menezes Júnior, treinador do time. “A Copa Graça é um braço da nossa Igreja. Participei das quatro edições e tenho visto a mudança na vida dos jogadores. Já tivemos alguns testemunhos de pessoas que começaram a participar dos cultos por causa do futebol. Outras ainda não frequentam, mas posso dizer que estão se aproximando, pois nos pedem orações e são nossas amigas. Estou muito feliz. Agradeço a Deus por todas essas bênçãos”, completa Fernando.
No dia 12 de outubro o torneio foi encerrado em Santo Amaro. Diante da IIGD da Vila Joaniza, o time de Parque Novo conquistou o título com uma goleada de 5 a 1 sob seu adversário.