Caminhão da Bíblia: projeto visa levar a leitura da Palavra por todo o país
07/02/2026
Caminhão da Bíblia: projeto visa levar a leitura da Palavra por todo o país
07/02/2026

Fé em ação no Super Bowl: treinador une esporte e proclamação da Palavra

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Equipe finalista do tradicional esporte norte-americano tem sido influenciada pela fé cristã – imagem: ChaoticMind / Adobe Stock

COMPARTILHE


A final da National Football League dos Estados Unidos que acontece hoje, 8 de fevereiro, é um dos eventos esportivos mais aguardados em todo o mundo e ganhou um destaque especial nos últimos dias. Às vésperas do Super Bowl LX, o jogo que decide quem fica com o título máximo do tradicional esporte americano, chamaram a atenção as declarações de fé da Comissão Técnica do Seattle Seahawks, um dos times finalistas. O treinador principal da equipe, Mike MacDonald, disse em uma coletiva que tem encontrado “força e direção” em Deus, durante sua trajetória no esporte. “Minha fé cresceu muito nos últimos dois anos. É nisso que me apoio. É daí que vem a minha força”, disse MacDonald diante da imprensa internacional.

Ele também agradeceu a Deus por seu time haver se classificado para o épico jogo no Levi’s Stadium de Santa Clara, na Califórnia, contra o New England Patriots. “Deus me colocou em uma posição para liderar essas pessoas”, disse, referindo-se à sua equipe. “A fé é a luz que me guia todos os dias, então é algo que eu espero continuar a desenvolver, e espero que nossos jogadores continuem a buscá-la.”

Um de seus auxiliares no comando, o coordenador ofensivo — treinador que trabalha com a linha de ataque — Klint Kubiak, também professa o Evangelho. Segundo ele, Jesus lhe tem trazido “alívio e segurança” diante dos desafios da vida, inclusive no mundo esportivo: “Nossa verdadeira identidade não está no trabalho, mas, sim, em Cristo”. A motivação espiritual sobre os jogadores levou Kubiak a presenteá-los com exemplares da Bíblia no último Natal. “Tive mentores que me incentivaram a estudar a Bíblia e a lê-la diariamente. É um grande alívio saber que sou um filho de Deus”, completou o coordenador.

O Super Bowl, que está em sua 60ª edição, é um evento que atrai atenções de todos os EUA e é transmitido para grande parte do mundo. Trata-se da final que reúne os campeões das duas conferências, ou ligas, do futebol americano — o vencedor da Conferência Nacional (NFC) e o ganhador da Conferência Americana (AFC). A decisão deste ano refere-se à temporada 2025, e os dois times entram em campo após uma jornada que envolve 17 jogos em fase de grupos e, depois, os chamados play-offs (ou “mata-matas”).

Segundo analistas esportivos, o Seattle Seahawks classificou-se para a final de hoje na condição de favorito, tendo como um de seus trunfos a sólida defesa. No entanto, tem apenas um título do Super Bowl, conquistado em 2014, contra seis dos Patriots — um deles, o de 2015, quando venceu o próprio Seahawks na grande decisão. O treinador assistente do time, Leslie Frazier, que também é cristão confesso, converteu-se ao Evangelho nos tempos de faculdade e destaca a importância do suporte espiritual a atletas, técnicos e aos demais profissionais envolvidos nas disputas da NFL. “Nosso capelão, Jonathan Rainey, tem feito um trabalho fantástico, ao unir nossos treinadores e jogadores”, disse ele, em entrevista ao NFL Network.

Como grande parte dos jogos acontece aos domingos, alguns jogadores do grupo se reúnem nos horários livres, em pequenos cultos informais. “Para nós, esse é um momento especial, porque não temos a oportunidade de ir à igreja no domingo. Estamos jogando, então acabamos perdendo isso. Porém, temos essa conexão — existe um vínculo que vai além de sermos apenas companheiros de equipe, porque há um amor alicerçado na nossa fé.”

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.