Depende de cada um
02/01/2025Conectados e conscientes
03/01/2025A temporada de férias começou, e as crianças estão animadas com as atividades que as esperam nas escolinhas do CQV
Viviane Castanheira, do Ongrace
COMPARTILHE
As férias são um momento precioso para a criação de boas memórias e o fortalecimento dos laços familiares. Para as crianças, representam um tempo de diversão e descobertas, cheio de novas aventuras e aprendizado. Para os pais, no entanto, o desafio é encontrar programações que não apenas entretenham, mas também eduquem e mantenham os pequeninos animados.
Na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), os pais encontram um calendário especial para atender a criançada durante esse período. Por meio do material disponibilizado pelo site Crianças que Vencem (CQV) Nacional, muitas congregações promovem a Escola Bíblica de Férias (EBF), adaptando as atividades às necessidades de cada região. No Rio de Janeiro, por exemplo, Tânia Bárbara de Jesus Ramos, líder do CQV, desenvolve propostas diferenciadas com os alunos das turmas da escolinha, que acontecem durante os cultos de domingo na sede carioca da IIGD em Madureira. “Nesse tempo de férias, realizamos ações educativas e espirituais, fazendo com que as crianças aprendam enquanto brincam”, explica Tânia, que trabalha no ministério infantil há 27 anos e, há 22, lidera o CQV-RJ.
A tia Tânia, como é carinhosamente chamada pelos pequenos, explica que as crianças amam o trabalho realizado no período de recesso escolar.
“Elas se divertem e desejam muito estar na Igreja! Já chegam com os olhos brilhando, alegres, porque sabem que, todo domingo, encontrarão novidades.” A ideia do CQV é promover momentos diferentes dos experimentados nos cultos tradicionais. “Procuramos transformar o período de férias em dias de lazer com propósito. Então, fazemos brincadeiras com base bíblica e ensinamos que Jesus precisa estar sempre presente na vida delas”, conta a líder, que adapta o material disposto no site do CQV Nacional e incentiva a interação familiar nesse período, com tarefas para serem executadas em grupos de conversas on–line. “Sugerimos aos pais que realizem as atividades em família, brincadeiras entre irmãos, incentivando-os a interagir com os filhos. Este ano, vamos investir mais nessas dinâmicas”, garante.
A comerciante Tatiana dos Santos Lemos, 43, tem duas filhas que participam do ministério infantil da sede da IIGD em Madureira, sob a supervisão da Tia Tânia. Alice, de dez, e Letícia, de cinco, adoram as férias por causa da diversão na Igreja e das atividades em família. “Elas amam a escolinha! Sempre participam de tudo! Apesar de eu não ter esse recesso, porque cuido do meu pequeno comércio com meu esposo, tentamos fazer com que elas tenham um tempo de qualidade nesses períodos”, conta Tatiana. Mesmo com o trabalho, ela não abre mão de estar com as filhas. “Tento fazer o melhor possível para que elas curtam bastante e criem boas memórias. Afinal, esse é o momento de celebrar a infância e proporcionar experiências que fiquem no coração delas para sempre”, finaliza.
Se você precisa de inspiração para desenvolver trabalhos bíblicos com as crianças durante as férias, acompanhe os sites e as redes sociais do CQV e dos pastores da Igreja da Graça voltados para o ministério infantil.
Graça kids
CQV Nacional
Tia Ju – Líder do CQV Nacional
Pra. Ivina Salviano (responsável pelos devocionais infantis)