A TV como ferramenta de fé: o desafio de produzir conteúdo cristão de qualidade
21/11/2024
Quarto Rosa
25/11/2024
A TV como ferramenta de fé: o desafio de produzir conteúdo cristão de qualidade
21/11/2024
Quarto Rosa
25/11/2024

Lives da Igreja da Graça conectam pessoas do mundo inteiro ao Evangelho

Conteúdos são traduzidos para 22 idiomas e envolvem 133 profissionais

Por Marcia Pinheiro, do Ongrace

As lives com o Missionário R. R. Soares têm sido utilizadas também para momentos de oração em grupo, adoração e até mesmo para convocar os cristãos a participarem de eventos especiais de avivamento – Imagem: Reprodução / Instagram

COMPARTILHE

As lives nas redes sociais, ou transmissões ao vivo, surgiram como uma evolução natural do conteúdo digital à medida que as plataformas começaram a oferecer recursos de vídeo em tempo real. O fenômeno começou a ganhar destaque no final da década de 2010, quando gigantes das redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e, mais recentemente, o TikTok, passaram a permitir transmissões ao vivo diretamente de dispositivos móveis. Esse formato tornou-se uma forma poderosa de interação instantânea, permitindo que as pessoas se conectassem com amigos, familiares e públicos mais amplos de maneira imediata, sem a mediação de gravações e edições. Sempre atenta às novas possibilidades de levar o Evangelho de Cristo a pessoas em todo o mundo, a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) logo passou a incluir as lives em sua programação.

Missionário Atmiel Kumar cuida de dois tipos de programas ao vivo nas páginas indianas – Imagem: Arquivo pessoal

Atualmente, a denominação mantém horários fixos de transmissões ao vivo. “Aos sábados, as lives acontecem às 9h, 14h e 18h; e aos domingos, às 7h, 9h e 11h. Além dos cultos de fim de semana, temos uma programação fixa de oração ao vivo com o Missionário R. R. Soares (líder da IIGD) todas as quintas-feiras, às 14h, horário de Brasília, que é às 22h30 no horário padrão indiano”, diz o missionário indiano Atmiel Kumar.

Normalmente, Atmiel coordena um momento de oração e preparação com a equipe de tradução indiana duas vezes por mês para fortalecer a fé do grupo. “Acredito que nós, como tradutores, precisamos ser espiritualmente fortes nas palavras e na oração, pois não estamos apenas interpretando a mensagem, mas também sendo canais para transmitir a unção, para que o público online seja abençoado espiritualmente”, comenta.

Atmiel tem rotina de preparação espiritual para estar ao lado do Missionário R.R. Soares nas lives – Imagem: Arquivo pessoal

O conceito de vídeo ao vivo não é totalmente novo — ele já existia na televisão e na rádio, mas o que as redes sociais fizeram foi democratizar o acesso a esse tipo de tecnologia. Antigos aplicativos de transmissão como o Periscope (lançado em 2015 e descontinuado em 2020) foram alguns dos primeiros a permitir que usuários comuns transmitissem vídeos ao vivo para seus seguidores. Com a adesão de plataformas maiores, como o Facebook Live e Instagram Live, a transmissão ao vivo passou a ser uma ferramenta acessível para uma grande quantidade de pessoas.

A consolidação das lives como ferramenta de evangelização

No contexto cristão, as transmissões ao vivo se tornaram uma ferramenta essencial para a divulgação do Evangelho de Cristo, especialmente após a pandemia de Covid-19, quando muitas igrejas precisaram se adaptar rapidamente às restrições de encontros presenciais. A tecnologia se mostrou uma maneira eficaz de manter a comunidade conectada e de continuar as atividades de culto, ensino e evangelismo, mesmo durante o isolamento social.

Uma das maiores vantagens das lives é a capacidade de alcançar uma audiência global. Igrejas e ministros do Evangelho passaram a transmitir cultos, pregações e eventos ao vivo para diversos públicos além das fronteiras locais. Isso possibilitou o contato com cristãos em diferentes partes do mundo, bem como alcançou pessoas que, de outra forma, talvez não estivessem em contato com a mensagem cristã.

Atmiel Kumar também atua nas lives como intérprete – Imagem: Arquivo pessoal

Na IIGD, o missionário Atmiel cuida de dois tipos de programas ao vivo nas páginas indianas. Um deles, a interpretação dos cultos ao vivo transmitidos de São Paulo sob a supervisão do Pr. Walter Castelo. Às quintas-feiras, às 14h, ele traduz as orações ao vivo do Missionário R. R. Soares.

“Os serviços de fim de semana geralmente são interpretados em quase 19 idiomas, incluindo quatro idiomas indianos, como hindi, bengali, nepalês e marata. E os cultos às quintas-feiras são geralmente transmitidos nas páginas indianas e sul-africanas do Facebook e nos canais do YouTube do Missionário”, conta Atmiel. “Todo o processo de interpretação é gerenciado pelo Pr. Walter e equipe de São Paulo. Na maioria das vezes, nos conectamos à RIT TV através do OBS (Open Broadcaster Software — programa de streaming) e gravação e traduzimos simultaneamente para nossos respectivos idiomas”, esclarece.

Missionário R. R. Soares em uma live com a missionária Nikita Atmiel Kumar – Imagem: Arquivo pessoal

O Pr. Walter responde pelo departamento de dublagem e tradução em Santo André/SP. “As lives são feitas em 22 idiomas: alemão, árabe, bengali, camboja, coreano, espanhol, farsi, francês, grego, hindi, húngaro, indonésio, inglês, italiano, japonês, marathi, nepalês, norueguês, romeno, russo, turco e urdu”, revela o pastor. Ele coordena uma equipe com 133 profissionais dedicados a entregar o melhor aos povos falantes dessas línguas.

A tradução é feita não somente para as lives, mas também para programas da IIGD e do Missionário no YouTube e na TV, como o Show da Fé, Semeando Fé, Cursos Fé, entre outros.

Lives são produzidas em 22 idiomas, alcançando milhões de pessoas com o Evangelho – Imagem: Arquivo pessoal

Interatividade

O formato de transmissão ao vivo possibilita uma interação direta entre os pregadores e os espectadores, algo que não era possível nos formatos tradicionais de mídia. Através de comentários em tempo real, os seguidores podem fazer perguntas, pedir oração ou compartilhar suas experiências. Isso cria um ambiente mais dinâmico e pessoal, aproximando o público da mensagem e do líder espiritual.

“Recebemos muitos testemunhos através das redes sociais, que são traduzidos e dublados para passar no Show da Fé”, conta Walter. “O nosso trabalho é dinâmico, e tem como objetivo levar, com uma excelência cada vez maior, a Palavra de Deus a outros povos de outras nações, para que possam viver o amor de Cristo e desfrutar da vida abundante que Ele nos prometeu dar”, comenta o Pr. Walter.

Através de comentários em tempo real, os seguidores podem fazer perguntas, pedir oração ou compartilhar suas experiências com os apresentadores – Imagem: Arquivo pessoal

Além de cultos e pregações, as lives têm sido utilizadas para momentos de oração em grupo, adoração e até mesmo para convocar os cristãos a participarem de eventos especiais de avivamento. Durante esses momentos, muitas vezes, os espectadores se sentem tocados pelo Espírito e compartilham experiências e testemunhos, criando uma sensação de comunidade espiritual, mesmo à distância.

“É difícil dizer qual serviço é especial porque cada tarefa é especial à sua maneira. Porque vemos milagres em cada culto. Apesar disso, se preciso apontar algum serviço notável que seja aquele em que um rapaz chamado Douglas, de Catanduva/SP, foi curado. Foi um grande milagre e, pessoalmente, fiquei emocionado e maravilhado com o acontecimento”, relembra o indiano.

Missionária Nikita Atmiel Kumar atua na produção – Imagem: Arquivo pessoal

Com o avanço da tecnologia e a crescente familiaridade dos cristãos nas redes sociais, as lives têm se consolidado como uma ferramenta vital para a comunicação do Evangelho. Elas oferecem novas formas de viver a fé em comunidade, de compartilhar a Palavra de Cristo e de alcançar pessoas de todos os cantos do mundo de maneira rápida e eficaz.

Equipe Ongrace nos bastidores de uma live – Imagem: Ongrace

Elas se tornaram uma das maneiras mais inovadoras de anunciar o Evangelho na era digital, unindo a tradição da pregação às possibilidades da tecnologia atual. É um exemplo claro de como a igreja pode utilizar as ferramentas disponíveis no mundo contemporâneo para expandir sua missão e alcançar as pessoas onde quer que elas estejam.

“Meus amigos, não importa em que parte do mundo vocês estejam. Assistir aos cultos ao vivo do Missionário R. R. Soares poderá ajudá-los a encontrar Jesus, e sua vida mudará completamente. Digo isso porque tenho traduzido os cultos ao vivo para as línguas indianas e ouvido testemunhos que mudaram vidas”, encerra Atmiel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.