Governo do Estado do Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade
07/05/2024
O poder das mães: elas transformam vidas com a Bíblia nas mãos
10/05/2024
Governo do Estado do Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade
07/05/2024
O poder das mães: elas transformam vidas com a Bíblia nas mãos
10/05/2024

Milagres nas águas: fé em meio às inundações

O agir de Deus na catástrofe que atingiu o RS

Por Thamires Lopes

Porto Alegre após as chuvas – Imagem: Redes Sociais do Estado do Rio Grande do Sul

COMPARTILHE

O Rio Grande do Sul enfrenta as consequências humanas, econômicas, sociais e geográficas de temporais e enchentes. A tragédia decorrente das inundações no estado entrou para a lista de maiores desastres causados por tempestades da história do Brasil. Estima-se que o temporal tenha atingido pelo menos 1,4 milhão de pessoas.

Em situações terríveis, a mão do Senhor se faz presente. Ele cuida dos Seus filhos nos piores momentos, como diz Deuteronômio 31.8: O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

A força das águas invadiram as casas da região – Imagem: Arquivo pessoal

Deus mostra sua força quando menos imaginamos e realiza milagres quando não há mais esperança. Fabiano Nogueira, pastor da IIGD no Rio Grande do Sul, morador da cidade de Canoas, severamente atingida pela enchente, esteve em grandes dificuldades com sua família: “Minha casa foi a primeira a ser atingida. Em questão de minutos, a água começou a entrar pelos ralos da casa, que ficou tomada pela água.”

Famílias perderam tudo o que tinham conquistado ao longo da vida – Imagem: Arquivo pessoal

Fabiano buscou abrigo na residência do seu filho, pois tinha certeza de que a água não chegaria ao local: “Ele tem uma residência de dois andares e me disse que ali a água não chegaria. Estávamos todos em casa quando a água começou a tomar a rua e, em 20 minutos, ficamos ilhados.”

Durante a madruga, um dos diques da cidade se rompeu, e a situação piorou, mas o Senhor, com toda Sua bondade, fez a obra: “A água subiu muito rápido, e ficamos em pânico. Foi quando aconteceu o milagre: dois rapazes, em uma caminhonete, apareceram na rua acima, perguntando, aos gritos, se precisávamos de socorro. Com a rua inundada, fomos colocando os vizinhos para cima do veículo. Foi desesperador! Mas fomos salvos daquele pesadelo por dois anjos que não sabemos quem são.”

As águas atingiram segundo andar das casas – Imagem: Arquivo pessoal

Peterson Coimbra passou por momentos de aflição com a família e também conta seu testemunho: “Havíamos recebido informações de que haveria inundações, mas nada que indicasse que os bairros deveriam ser evacuados. Então, estávamos, eu e minha família, em casa, com o necessário para passarmos alguns dias. Durante a madrugada, a rua começou a encher de forma tão rápida, que, em pouco tempo, ficamos ilhados. Quando amanheceu, tentamos conseguir um caminhão com alguns vizinhos, para que pudéssemos sair do condomínio.”

Peterson revela que a primeira tentativa de saírem do local não teve sucesso, pois receberam a notícia de que o bairro estava ilhado: “Dois caminhões se propuseram a ir até lá, mas, quando chegaram às entradas para o bairro, já não era mais permitida a entrada de veículos; estávamos presos.”

A confiança fez Peterson e sua família enfrentarem as águas: “Decidimos que não esperaríamos mais, pois não havia possibilidade de ficarmos trancados com as crianças em uma situação assim. Andamos por mais de duas horas dentro da água. Em uma parte do caminho, a incerteza de que chegaríamos a um local seco começou a tomar conta, mas seguimos em frente.”

A força das águas deixaram rastros de destruição – Imagem: Arquivo pessoal

Novamente, Deus Se fez presente: “Chegamos à primeira parte seca, que era um viaduto, mas, ao olhar para o outro lado, o desespero bateu, pois, para conseguir o acesso até a parte seca da cidade, a água já estava quase na altura do peito. Mas Deus enviou pessoas para nos ajudar, e um rapaz surgiu nos colocando em seu carro para atravessar a água.”

Família sendo resgatada por amigos e vizinhos – Imagem: Arquivo pessoal
Vidas sendo salvas através da solidariedade – Imagem: Arquivo pessoal

Peterson mostra sua gratidão a Cristo, que o sustentou e guardou seus familiares durante o trajeto até encontrar ajuda: “Deus esteve conosco. Quando nosso corpo não aguentava mais o esforço necessário para conseguir andar na água carregando as crianças, o Senhor estava lá. Só podemos ser gratos ao Senhor por cuidar de nós.”

Família de Peterson – Imagem: Arquivo pessoal

Deus não nos desampara. A fé nos dá força e coragem para enfrentar as dificuldades. Somos amparados pelo Pai e por toda a Sua misericórdia quando a situação parece insolúvel. Se você deseja ajudar nossos irmãos gaúchos neste momento tão difícil, procure a IIGD mais próxima e doe o que puder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.