“Os médicos falavam que eu não sobreviveria”
03/07/2023Deus bendito, Criador de todo o Universo!
05/07/2023Fenômeno natural está influenciando a estação
COMPARTILHE
Acostumados com temperaturas mais baixas durante a estação mais fria do ano, o inverno 2023 não deve ser muito rigoroso no Brasil. O país sofrerá influência de um fenômeno que ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e é responsável por alterar a distribuição de umidade e as temperaturas em várias áreas do planeta.
Em entrevista a rádio Eldorado na últimaterça-feira, 20, a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo, explicou que a expectativa para uma estação menos gelada está associada às influências do fenômeno El Niño, que vai deixar a atmosfera mais aquecida e diminuir a frequência e a intensidade das ondas de frio no País – com a exceção da região Sul.
“Por incrível que pareça, apesar do frio que a gente sentiu nos últimos dias, o inverno deste ano não será tão rigoroso na maior parte do Brasil”, afirmou Maria Clara. “Se comparar a temperatura média durante todos os meses de inverno de 2023, teremos, no final da estação, uma temperatura média acima do normal em todas as regiões do País. A única exceção será o Rio Grande do Sul, que deve registrar temperatura um pouco abaixo do normal”, disse a meteorologista.
Conheça o El Niño
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, podendo se estender desde a costa da América do Sul até o meio do Pacífico Equatorial.
Durante a influência do fenômeno, a temperatura das águas chega a subir 0,5 °C entre seis meses a dois anos. Um dos efeitos que pode causar no Brasil é elevar o risco de seca no Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul.