Notícias | Brasil | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Show da Fé se destaca na TV africana
02/08/2023
Deus é maior do que o câncer
15/08/2023

O que os pais encontrados na Bíblia podem nos ensinar?

Cinco deles nos deixaram grandes lições

COMPARTILHE

No mês de agosto, comemoramos uma data importante: o Dia dos Pais. O desejo de separar um período no calendário para isso surgiu há muito tempo. A primeira celebração do Dia dos Pais ocorreu nos Estados Unidos, em 1910, onde a cidadã norte-americana Sonora Louise Smart Dodd resolveu homenagear seu pai, comemorando a data no dia do aniversário dele.

Contudo, não é em todo o mundo que a ocasião é celebrada em agosto a exemplo do que fazemos no Brasil. No terceiro domingo de junho, dezenas de países festejam o Dia dos Pais, como nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Argentina, França, no Canadá e no Chile. Na Rússia, a data escolhida foi o Dia do Defensor da Pátria Local, em 23 de fevereiro. Esse momento propõe uma reflexão sobre como os pais que encontramos na Bíblia podem deixar um ensinamento para os que criam seus filhos com tanto amor.

Pais que se destacam nas Escrituras

Abraão

Esse homem ensinou Isaque a temer a Deus e lhe deu preciosas lições sobre a fé. Todavia, Abraão mentiu para seu filho, dizendo ser Sara a sua irmã, quando, na verdade, era esposa de Abraão (Gn 12.10-20; 20.1-18). Esse fato foi uma influência negativa para Isaque. Anos depois, submetido a uma situação de pressão, Isaque seguiu o exemplo de seu pai, cometendo o mesmo erro, mentindo sobre o fato de Rebeca ser sua esposa (Gn 26.6-11). Mediante esse exemplo, podemos ver como os filhos imitam os pais positiva ou negativamente.

Jacó
Ele teve 12 filhos, e seu doloroso erro foi preferir um de seus filhos, no caso José, em detrimento dos outros. Por causa dessa escolha insensata, os irmãos de José, tomados de ciúmes, venderam-no como escravo ao Egito e simularam sua morte para o pai, que, por muitos anos, sofreu achando que José estivesse morto (Gn 37.2-35). Essa história é uma lição para nós. Os pais devem evitar a parcialidade afetiva. Por isso, precisam amar cada filho da mesma maneira.

Josué

Como pai, ele é o exemplo do líder do lar que está decidido a levar sua família a servir ao Senhor. Em seu discurso buscando conduzir o povo a renovar sua aliança com Deus, Josué disse: […] escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR (Js 24.15). Infelizmente, temos visto muitos pais desinteressados em conduzir suas famílias em retidão ao Senhor. Essa atitude acarretará tristes resultados.

Samuel
Quando criança, Samuel foi usado por Deus para repreender o sacerdote Eli quanto à maneira errada como ele criara seus filhos e acerca do fato de ser negligente em relação aos pecados deles (1 Sm 3.1-18). Todavia, embora Samuel tenha sido um grande profeta, sacerdote e juiz em Israel, caiu no mesmo erro de Eli durante a criação de seus herdeiros (1 Sm 8.1-3). Os filhos devem ser criados na disciplina e nos ensinamentos do Senhor (Ef 6.4).



Um pai exemplar, um pai sacerdote. Jó é o exemplo de um pai intercessor, que se preocupava com o bem-estar espiritual de seus filhos diante de Deus; um pai que orava e clamava por eles. O texto bíblico nos diz: […] enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; […] Assim o fazia Jó continuamente (Jó 1.5). Que os pais possam ser intercessores de seus filhos e verdadeiros sacerdotes de nos lares.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.