Páscoa além do chocolate: nossa redenção em Cristo
06/04/2023Ainda Não É O Fim
14/04/2023COMPARTILHE
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Mateus 6.26
Estima-se que há cerca de 430 bilhões de aves no mundo – em torno de 53 para cada pessoa no planeta. O Senhor as criou antes de dar vida ao homem e as alimenta, conforme afirmou Jesus. Cristo disse também que o ser humano tem mais valor do que elas. Isso é real, pois saiu da boca santa de Deus que só fala a verdade. Então, devemos confiar na Sua sabedoria e viver tranquilos!
Não precisamos ficar aflitos sobre o que comeremos ou beberemos. O Pai celestial cuidará de nós, sem que nos preocupemos com o amanhã, pois tudo foi programado antes da fundação do mundo. O pardal é o campeão, chegando a, aproximadamente, 1,6 bilhões de pássaros da sua espécie. Veja o que diz a Palavra: Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu (Sl 84.3). Encontre a sua casa em Deus!
Nenhuma ave semeia, mas sabe discernir os tempos. As que vivem nos países frios, onde cai neve, sentem essa estação se aproximar e migram para as partes quentes do globo terrestre. Elas sabem onde encontrar comida; se ficarem onde o frio é intenso, morrerão de fome. Então, deslocam-se por si mesmas. Elas têm controle do lugar do nascimento – fato já estudado pelo homem –, por isso, na primavera seguinte, voltam para lá.
Fenômeno semelhante ocorre com alguns peixes. Quando chega o período da desova, mesmo estando longe de onde nasceram, eles sobem rios e cachoeiras, lutando contra a correnteza, até chegar aonde precisam, e colocam seus ovos. Ali, as águas são mais tranquilas e garantem o crescimento daqueles que ocuparão o seu lugar. O Senhor colocou essa sabedoria neles. O Criador é fantástico!
Vendo como Deus mantém o ecossistema ativo, entendemos que, sendo o homem feito à Sua imagem e semelhança, o Senhor nunca o desprezará. É certo que costumamos nos programar em relação às nossas despesas, providenciando o necessário para passar o ano. Usando o que nos foi ensinado, nós nos preparamos para ter comida em nossa mesa. Agora, veja o que Jesus falou: E, se os deixar ir em jejum para casa, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe (Mc 8.3).
O Mestre mostrou que devemos nos preocupar com aqueles que vêm de longe buscar a Sua bênção e nos ensinou a guardar o que recebemos de alimento espiritual para não desfalecermos diante dos problemas. A carne mostra o que ocorre em nosso interior – espírito –, onde as decisões são tomadas. Estando alimentado com a comida dos Céus, ficamos fortes e, com isso, faremos a obra com sabedoria e prudência.
O segredo é reparar nas aves, pois elas nunca estocam, mas comem o pão diário da despensa do Senhor, que as leva a encontrar o sustento em qualquer lugar onde estiverem. Do mesmo modo, os peixes encontram o seu alimento e, apesar de serem trilhões ou muito mais, a providência do Altíssimo os sustenta. Temos muito mais valor do que eles! Desperte e aja!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares