Conheça o Exercita Graça
30/08/2023
Graça em Ação chega à Cidade de Deus
01/09/2023
Conheça o Exercita Graça
30/08/2023
Graça em Ação chega à Cidade de Deus
01/09/2023
Imagem: AdobeStock

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

A lição da Escola do Espírito Santo deste mês foi retirada dos registros da Bíblia, onde se faz menção a uma expressão bem usada hoje entre os cristãos, a qual tem de grande poder: em paz. Isso significa que há solução para os seus dilemas, e nada poderá deter ou tocar você e os seus planos!

PROSPERIDADE TRAZ PAZ: E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo; pelo que dissemos: Haja, agora, juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos concerto contigo. Que nos não faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora, tu és o bendito do SENHOR (Gn 26.28,29). O rei de Gerar viu que Isaque era sobremodo ajudado por Deus, pois, toda vez que cavava um poço, encontrava água; já os filisteus faziam o mesmo, mas não obtinham sucesso. Além disso, alarmou-se ao constatar que o filho de Abraão havia semeado naquele ano e colhido cem vezes mais. Então, esse rei e o chefe do seu exército foram ter com Isaque e lhe propuseram paz, confessando que este era bendito do Senhor!

TORNARAM EM PAZ: Todo o povo se tornou em paz a Josué, ao arraial em Maquedá; não havendo ninguém que movesse a sua língua contra os filhos de Israel (Js 10.21). Josué cumpriu o que disse aos gibeonitas, os quais agiram ardilosamente contra Israel para poupar a própria vida. Como havia jurado em Nome do Senhor, ele os socorreu ao serem agredidos por cinco reis amorreus. Estes tinham se sentido traídos por Gibeão por ter se unido aos filhos de Jacó. Naquela guerra, o Altíssimo lutou em favor do Seu povo, lançando dos Céus pedras sobre o exército dos cinco reis. Os israelitas voltaram sãos e salvos para o capitão, mostrando que, em nossa luta contra as forças das trevas, nenhum de nós cairá por terra!

A MENTIRA NUNCA PREVALECE: E disse o rei dos filhos de Amom aos mensageiros de Jefté: Porquanto, saindo Israel do Egito, tomou a minha terra, desde Arnom até Jaboque e ainda até ao Jordão; torna-ma, pois, agora em paz (Jz 11.13). O relato do rei amonita era mentiroso, pois Israel, sob o comando de Moisés, não tomara nada de Amom, mas venceu Seom, monarca amorreu, que havia se apropriado de uma parte da terra de Moabe. Ora, para não tomar todo o território, o rei moabita entregou o que tinha sido conquistado por Seom, o qual perdeu a guerra contra Israel, bem como os rapazes que fugiam da batalha e as moças do seu reino. Os filhos de Jacó ficaram com toda a região de Seom, incluindo a porção tomada dos moabitas (Nm 21.21-31).

FIM DA BATALHA: Então, respondeu Eli e disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste (1 Sm 1.17). Ana, uma das esposas de Elcana, por ser estéril, vivia muito angustiada pela humilhação que sofria de Penina, a outra mulher de seu marido. Naqueles dias, a esterilidade não era vista com bons olhos, e isso machucava Ana. Levando seu caso a sério, ela entrou no tabernáculo em Siló e orou de tal modo que o sacerdote Eli pensou que ela estivesse alcoolizada, pois movia seu corpo de um lado para o outro. O sacerdote foi até Ana e, ao se inteirar da sua dor, abençoou-a para que fosse em paz, e o Senhor a honrou.

A PROVA QUE FALTAVA: E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porque nós temos jurado ambos em nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR seja perpetuamente entre mim e ti e entre minha semente e a tua semente. Então, se levantou Davi e se foi; e Jônatas entrou na cidade (1 Sm 20.42). Jônatas ouviu de seu pai que Davi tinha de morrer e, como combinado, fez o filho de Jessé saber desse plano. Eles se despediram, pois já não veriam o rosto um do outro, mas a amizade deles seria eterna. Nada os impediria de serem amigos. Davi começou a fugir de Saul, sem ter dado motivo para tal perseguição. Davi foi em paz, e isso bastou para aceitar a decisão final do Senhor!

O FIM DA AFRONTA: Então, Davi tomou da sua mão o que tinha trazido e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz e tenho aceitado a tua face (1 Sm 25.35). Nos dias em que fugia de Saul, Davi e seus valentes, junto com as esposas e os filhos, não tinham moradia fixa, porque precisavam se esconder. No deserto, esse grupo protegeu os rebanhos de Nabal, um abastado fazendeiro da região. Um dia, com os recursos se esgotando e tendo de alimentar 600 homens e suas famílias, Davi enviou alguns dos soldados para pedir ajuda àquele próspero homem. A resposta de Nabal foi uma afronta a Davi, que decidiu acabar com ele. Entretanto, a esposa de Nabal veio e intercedeu para que não fizesse isso, trazendo uma boa ajuda. Ele a abençoou para que fosse em paz. Quando seu marido morreu de morte natural, Abigail se tornou uma das esposas do amado de Deus (leia todo o capítulo 25 de 1 Samuel).

HOMEM DE PAZE, chegando Davi aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não puderam seguir a Davi e que deixaram ficar no ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que com ele vinha; e, chegando-se Davi ao povo, os saudou em paz (1 Sm 30.21). Ao voltar dos filisteus, Davi foi para Ziclague, onde deixara os seus. Ali, soube do ataque dos amalequitas e a captura das mulheres e das crianças, inclusive da família de Davi. Na ocasião, os inimigos queimaram a cidade. Os homens de lá ficaram revoltados e disseram que apedrejariam o servo do Senhor. Davi, então, seguiu para o resgate, mas percebeu que um terço do seu grupo tinha ficado para trás por causa do cansaço. Diante disso, foi em frente, acabou com os amalequitas e libertou suas duas esposas e seus filhos, bem como as outras famílias do seu povo. Quando retornou, saudou os 200 que não foram com ele, mas ficaram em paz, esperando com as forças renovadas. Esse é o caráter do homem de Deus!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.