Mensagens de hoje | R. R. Soares | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
CJC e JQV se unem para uma tarde de adoração
28/04/2023
O próprio Simão creu
30/04/2023
Foto: Joshua Sortino

COMPARTILHE

Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.

João 20.8

Coitado de Pedro! Ele chegou atrasado? Não! Isso aconteceu por algum fator desconhecido. Pode ter sido a idade ou algum problema momentâneo que o fez perder a corrida para ver o fenômeno recém-ocorrido, o qual extasiou os guardas que tomavam conta do sepulcro. A glória de Deus fez com que ficassem como se estivessem mortos (Mt 28.1-4 – ARA). João foi rápido por ser mais jovem? Não! Penso que o motivo também não foi por ser o mais amado. Mas o intrépido Pedro adentrou e viu!

Na corrida da vida, a vitória não é dos ligeiros, nem o lugar de destaque é dos mais fortes ou belos, e sim dos que pautam suas vidas pela Palavra do Senhor (Ec 9.11). Estes são os bem-aventurados da eternidade. Até as vitórias obtidas licitamente não são importantes, e sim as que recebemos com a ajuda divina, porque provam que estamos no caminho da vida eterna (2 Co 2.14). Temos de nos esforçar para não perder essa “corrida”, pois o prejuízo será grande!

O intrépido Pedro entrou, sem pedir licença, e viu o túmulo vazio. Isso significava muito para ele. Ora, se Cristo não tivesse ressuscitado, Ele estaria no mesmo lugar dos fundadores das mais diversas religiões, que não passavam de pessoas normais e se fizeram anormais para mentir para o povo. Os cristãos não podem somente falar de Jesus, mas também atestar que Ele está vivo. Afinal, um redentor morto não tem valor (Jó 19.25).

Paulo disse que, se Cristo não ressuscitou, a nossa fé é vã, improdutiva e enganadora (1 Co 15.12-14). Não há o que discutir diante da constatação de que Ele operou um milagre em você ou em algum familiar seu. Isso é o que importa! Temos de ensinar àqueles que aceitam Jesus a buscarem o Senhor, a fim de serem fiéis testemunhas de Deus. Somente a prova de que o Salvador realiza hoje as mesmas obras feitas em Seu ministério terreno levará os perdidos a se entregarem a Ele.

Após Pedro entrar onde o corpo do Mestre esteve e ver o lenço dobrado e colocado à parte, João o seguiu. Precisamos adentrar no Tabernáculo celestial, onde o Salvador está, para que as pessoas façam o mesmo. Não pode haver falsos cristãos, e sim os autênticos, que têm fé e coragem. Desse modo, todos saberão que a nossa fé é genuína, pois refletirá a pura verdade: Cristo ressuscitou e assentou-Se à direita do Pai como o Deus Todo-Poderoso. Aleluia!

Naquele lugar, João concluiu que houve a ressurreição. Naqueles dias, era costume da época enrolar os mortos em lençóis cortados em faixas, como as múmias retratadas no cinema. Assim fizeram com Lázaro, a quem, ao sair do túmulo, Jesus ordenou: E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir (Jo 11.44).

Além de ver, João creu que Cristo ressuscitara, e o versículo mostra o motivo: Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis (Jo 20.6). Ao preparar os mortos, os judeus deixavam uma abertura na face, onde punham um lenço, para que, se ressuscitasse, pudesse respirar – isso até por quatro dias. O lenço estava à parte (v. 7). Aleluia!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.