Mensagens de hoje | R. R. Soares | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Comendo o bem
24/04/2023
O final da operação
26/04/2023
Foto: Priscilla Du Preez – Unsplash

COMPARTILHE

E o povo creu; e ouviram que o SENHOR visitava aos filhos de Israel e que via a sua aflição; e inclinaram-se e adoraram.

Êxodo 4.31

Quando a pessoa deixa o Senhor, Ele também Se afasta dela, mas continua olhando por ela com o Seu amor. O princípio bíblico é este: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração (Tg 4.8). O inverso também acontece com quem se distancia do Altíssimo. Com a chegada de Jesus à nossa vida, o nosso coração se alegra, e o viver passa a ter sentido. Vigie para não perder a sua salvação!

Moisés e Arão tiveram dificuldade para abrir os olhos dos seus irmãos. Por serem escravos de Faraó, a esperança de ser um povo livre havia se perdido. Os dois irmãos precisaram lembrá-los de que Deus lhes dera poder para forçar o rei do Egito a libertá-los, mostrando que os planos divinos não haviam mudado em relação à semente de Abraão. Ao ouvirem que o Todo-Poderoso iria tirá-los da existência miserável naquele país, a satisfação deles voltou.

Quando alguém volta a crer no Senhor, seus sonhos também retornam e, com isso, ele demonstra sua vontade de viver. É difícil a vida para quem cai no mercado de escravos. A sua dor somente aumenta, pois não vê perspectiva de mudança. No entanto, a Boa Notícia encoraja a quem ainda sonha, e, com isso, essa sensação contagia todos. Com o ânimo renovado, o Senhor entra na execução do planejado para o povo descendente de Abraão (Gl 3.9).

O que mais lhes agradou foi saber que Deus visitava os filhos de Israel. Após tanto sofrer, estavam ouvindo a boa mensagem, e isso os alegrou sobremaneira. Agora, o povo de Deus podia se preparar, porque a luz voltava a brilhar no coração deles, e sentiam que a promessa feita aos patriarcas seria cumprida à risca (Gn 17.8). Era sonho? Não! Era Deus abrindo a porta para saírem do cativeiro e nunca mais voltarem. O Senhor havia levantado Moisés com o intuito de tirá-los daquela prisão!

Era mais do que uma visitação; era a vinda do Salvador do mundo, a fim de levar os filhos de Jacó à Canaã, e isso se realizou. No entanto, chegou o dia em que o próprio Deus veio em carne para libertar os israelitas e as demais pessoas do pecado de Adão, que nos colocou sob o governo do diabo. Infelizmente, os judeus não receberam o Messias, apesar dos sinais realizados por Ele ao curar os enfermos e libertar os oprimidos (Jo 1.1-11).

Há 3.500 anos, os filhos de Israel foram mais sábios do que aqueles que viveram 1.500 anos depois. Estes rejeitaram o Senhor, e só uma minúscula parcela depois creu no Evangelho. Eles sofreram horrores pelo mundo afora, até ser cumprida a profecia que anunciava o fim dos tempos dos gentios: E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem (Lc 21.24).

É tempo de os novos filhos de Israel crerem, pois o Redentor os visitará, quando o fim se aproximar. Personificando o Salvador, Salomão profetizou, declarando que as flores apareciam, chegava o tempo de cantar, a voz da rola se ouvia na terra, a figueira dava frutos, as vides exalavam o aroma, e a Igreja amiga, formosa, ia ao encontro do Senhor (Ct 2.12,13). Prepare-se para se encontrar com o Rei!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.